FANDOM

Warning copy Alerta de Spoiler: Este artigo ou seção contém detalhes sobre enredos não abordados no anime. Não prossiga a menos que você queira ser estragado.

Um FullDive (フルダイブ, FuruDaibu?) é o ato de se ligar a uma realidade virtual.[1] É a base da maioria das histórias em todo o Sword Art Online série.

Consoles VR ConhecidosEditar

  • Máquina de parque de diversões em grande escala[2]
  • NerveGear
  • AmuSphere
  • AmuSphere 2 (provisório)
  • Medicuboid
  • Chip de Implante Cerebral
  • Soul Translator
  • Neuro Linker (Accel World crossover)

2ª GeraçãoEditar

NerveGearEditar

NerveGear

Kirito usando uma unidade Nerve-Gear.

O «NerveGear» (ナーヴギア, Nāvugia?) é uma máquina[3] FullDive de segunda geração que foi criada por Argus. Tem apenas uma única interface que cobre toda a cabeça e face de um jogador. Ele controla completamente a consciência do jogador, redirecionando os sinais que o cérebro envia para o corpo e enviando suas próprias ondas para estimular os cinco sentidos. Ele tem sua própria fonte de bateria, bem como um transmissor de microondas de alta frequência eletromagnética. Quebra-cabeças, jogos relacionados à educação ou jogos do tipo ambiental foram produzidos pelo NerveGear. Portanto, Sword Art Online foi uma grande emoção para todos os jogadores. Este projeto prendeu 10,000 jogadores durante o lançamento oficial do Sword Art Online em novembro de 2022. É a primeira tecnologia de realidade virtual produzida em massa.

AmuSphereEditar

Amu Sphere

Um AmuSphere, a versão revisada do NerveGear.

O «AmuSphere» (アミュスフィア, Amyusufia?) é uma máquina[3] FullDive de 2ª geração, que foi co-desenvolvido pela RECT Progress Inc.. O sistema foi modificado para torná-lo mais seguro do que seu antecessor, alterando o transmissor de microondas para um de baixa frequência. O design do AmuSphere incorpora vários sensores que monitoram continuamente a pressão arterial e as ondas cerebrais e provocam um recurso de logout de segurança caso o status da pessoa se torne anormal. Além disso, o AmuSphere não bloqueia completamente os sinais do corpo, como a NerveGear fez, então alguns jogadores podem pagar mais por salas especializadas projetadas para tornar a experiência no mundo virtual mais real, excluindo os sons e sensações do lado de fora.

3ª GeraçãoEditar

MedicuboidEditar

Medicuboid

Yuuki enquanto usava o Medicuboid.

O «Medicuboid» (メディキュボイド, Medikyuboido?) é uma máquina[3] FullDive de terceira geração desenvolvida para uso no campo da medicina, em vez da indústria do entretenimento. O design básico da máquina foi fornecido por Rinko Koujiro, baseado na máquina que Kayaba usou para copiar suas memórias e pensamentos na Internet. Ao contrário dos dispositivos de segunda geração que consistem apenas de um capacete que se conecta ao cérebro do usuário, o Medicuboid é integrado a uma cama, da cabeça à medula espinhal, em vez de apenas um capacete e se conecta não apenas à medula, mas a medula espinhal também. Também possui um maior poder de processamento, permitindo interação com partes mais profundas do cérebro. Todas essas melhorias fornecem ao usuário reflexos aprimorados e tempo de reação. No entanto, esta máquina destina-se apenas a ser usada para fins médicos e especificamente para pacientes no Terminal Care. Os usuários do Medicuboid dificilmente usam seus próprios corpos para voltar ao mundo real; em vez disso, eles se conectam a dispositivos externos, como câmeras e microfones, através do Medicuboid para interagir com o mundo real.

4ª GeraçãoEditar

Soul TranslatorEditar

Soul Translator

O Soul Translator na adaptação do mangá Versus.

O «Soul Translator» (ソウル・トランスレーター, Sōru Toransurētā?) é uma máquina[3] FullDive de 4ª geração, inventado por Takeru Higa em Rath. Ao contrário de seus predecessores, esta máquina não se conecta ao cérebro do usuário, mas ao Fluctlight do usuário (ou seja, alma ou consciência). A máquina foi criada para ser usada em Project Alicization para criar uma Inteligência Artificial altamente adaptável, copiando o Fluctlight de um humano. A máquina também tem uma função chamada Fluctlight Acceleration (FLA), que permite que a máquina acelere o «Sinal de Controle de Relógio de Pensamento» do usuário, acelerando assim a sensação de tempo do usuário em até 5,000 vezes a do fluxo de tempo em o mundo real. Além disso, o mundo virtual renderizado pelo Soul Translator é espantosamente realista, já que a máquina processa o mundo através de memórias, em vez de polígonos, significando que cada objeto no mundo virtual está no mesmo nível que a coisa real na consciência do usuário.

Chip de Implante CerebralEditar

Outra máquina FullDive de 4ª geração estaria sob investigação na Universidade de Santa Clara. Kazuto acreditava que esta pesquisa é o verdadeiro sucessor da tecnologia FullDive, em vez do STL, que ele achava que era muito complicado para ser reduzido para uso comercial.[4] O Chip de Implante Cerebral apareceu em Accel World, uma série escrita pelo mesmo autor como os light novels de Sword Art Online.

UsoEditar

Para usar o NerveGear e o AmuSphere, o jogador coloca o console de jogos na cabeça. Eles então conectarão um cabo Ethernet conectado ao console na parede. Então, o jogador se deitará em uma posição confortável, geralmente em uma cama. Depois, o console do tipo capacete será ativado através das palavras de iniciação «Link Start» e começará a carregar o jogo inserido no momento. Os indicadores PWR, WAN e BLK ficarão sólidos ou piscando.

FullDive Non-conformityEditar

Máquinas FullDive requerem ajuste fino para trabalhar com cada usuário, mas como tais máquinas são produzidas em massa, a máquina tem que passar por um teste de conexão longo e tedioso no primeiro uso para determinar as configurações para mergulhos subsequentes. No entanto, para alguns indivíduos, o teste de conexão resulta em um FullDive Non-conforming (フルダイブ不適合(ノン・コンフォーミング), Furudaibu Non Konfōmingu?). A maioria dos casos de tal resposta são pequenos obstáculos, por ex. função imprópria de um dos sentidos ou um ligeiro atraso na comunicação com o cérebro, mas há casos graves em que uma pessoa é completamente incapaz de usar a máquina.[5]

TriviaEditar

  • No volume 4, capítulo 8 da light novel Accel World, uma máquina de RV sem nome que é semelhante em segundo plano ao NerveGear é mencionada. Episódio 22 da adaptação anime da série confirmou que a máquina sem nome é um NerveGear.
  • Na versão web da novel, Um NERve Direct Linkage Environment System or NERDLES (ニードルス, Nīdorusu?) é necessário para um FullDive. Este termo não aparece na versão publicada.
  • O Augma tem um recurso oculto FullDive, apesar de ter sido projetado como um console de Realidade Aumentada que não deveria ter essa função.[6]

ReferênciasEditar

  1. Volume 1, Capítulo 2
  2. Versus
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 Versus
  4. Volume 9 Interlúdio I
  5. Progressive Volume 1, Rondo da Espada Transitória, Parte 10
  6. Ordinal Scale